segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Olha Uma Boa Notícia da Ciência: Celular Para Detectar AIDS


Cientistas da Universidade da Califórnia, Los Angeles, nos EUA, fizeram alterações em um celular Sony-Ericsson comum para transformá-lo em um analisador de sangue portátil que pode detectar doenças a um custo extremamente baixo.
O equipamento poderá salvar muitas vidas em áreas pobres que não podem pagar por equipamentos caros.
Hoje a análise sanguínea necessita de equipamentos grandes de centenas de milhares de dólares ou técnicos especializados para fazer a análise manualmente. As duas coisas não estão disponíveis em muitas áreas da África onde há grande incidência de AIDS e malária, ou mesmo no Brasil onde há epidemia de dengue, por exemplo.
Os pesquisadores criaram um software que analisa amostras de sangue com o uso de câmeras de celulares baratos e comuns e uma fonte de luz filtrada. A chave do programa é a análise de centenas de células de uma só vez, dando o resultado em questão de minutos. Além de fazer diagnósticos de doenças sérias o aparelho possivelmente fará hemogramas que detectam como anemia, infecções, leucemia, etc.
A saliência acima é a fonte de luz que usa um LED com um filtro plástico,escreve o site Wired.
Veja mais.

0 comentários:

Tu comentario será moderado la primera vez que lo hagas al igual que si incluyes enlaces. A partir de ahi no ser necesario si usas los mismos datos y mantienes la cordura. No se publicarán insultos, difamaciones o faltas de respeto hacia los lectores y comentaristas de este blog.

“O importante é que cada dia melhoramos mais, a perfeição é uma utopia; Mas a busca da perfeição é o que nos torna sábios”!!!
eqUIPE CAIXOte