domingo, 4 de janeiro de 2009

A Quem Serve A Folha de Londrina?



Ao ler o editorial e as publicações de terceiros, mas escolhidas a dedo, nas sessões "cartas", "o que foi dito", "informe folha" e "interagindo" do jornal Folha de Londrina deste domingo, podemos perceber uma aproximação deste jornal a setores obscuros da política local, setores estes que não revelam suas facetas por terem medo ou receio de haver enfrentamentos e embates com setores da sociedade tanto ou mais intelectualizados que o próprio editorial deste tradicional jornal.
Sabemos que, todos os jornais possuem o papel de informar a população, e por "prestarem este serviço", recebem dos governos incentivos que vão desde desconto no preço dos insumos (papel e tinta) até mesmo isenção de alguns impostos (importação de máquinas para parques gráficos).
Mas sabemos também que estas "informações" que são produzidas por tais jornais, visam também "formar" opiniões coletivas a ponto de se tornarem "senso comum", ou seja, o pensamento de todos, ou ao menos parecer assim.
Isso ao meu ver chama-se, "Tendencionismo e Formação de Idéias" ou ainda "Massificação de Pensamento".
O Jornal publicado domingo 04/01/2009 não "desceu legal". Isso devido a publicações do tipo (tendenciosas) que lá encontrei como a carta da leitora Maria Thereza Magalhães Forattini na página 02, na carta a nobre senhora ataca as gestões do último prefeito, Nedson Micheleti, de forma veemente e sem dados concretos, esquecendo-se do passado belinatista.
Outra triste e infeliz publicação se deu através de graduado jornalista, professor Gaudêncio Torquato da USP, o nobre jornalista na contramão de todos especialistas da área, e das pesquisas de aprovação do Lula, critica ferozmente o governo federal, “chacoteando” o presidente, chamando a atenção para o "próprio umbigo médio-classista" como se a sociedade se resumisse a classe média e a crimes corriqueiros que a mídia utiliza como forma de angariar mais "grana" e vender notícias.
Outra publicação estranha vem por parte da Sra. Jamile Herek Daher no rodapé da página 03, na qual a mesma categoriza a Justiça Brasileira como "maior fiasco de 2008", ora, pois, é publico que as famílias Daher e Belinati se confundem na história de Londrina.
São parentes de sangue e de descendência, não poderia ser diferente a "fúria" destas famílias à justiça, agora merecer publicação num jornal desta amplitude e que se diz “O Jornal do Paraná”?
O que podemos pensar de um jornal como este?
Bom, a resposta ficará para a sociedade, de fato desde já devemos alertar que ler tais "informações" neste tipo de jornal serve apenas para sabermos a opinião de certo grupo que compõe a sociedade, mas jamais pensar que esta é a opinião de toda sociedade, devemos saber que “opiniões” assim servem a um determinado grupo, mesmo que este se esconda nas entrelinhas, mas evidenciam seus desejos íntimos nas páginas deste jornal, sem nenhuma modéstia.

0 comentários:

Tu comentario será moderado la primera vez que lo hagas al igual que si incluyes enlaces. A partir de ahi no ser necesario si usas los mismos datos y mantienes la cordura. No se publicarán insultos, difamaciones o faltas de respeto hacia los lectores y comentaristas de este blog.

“O importante é que cada dia melhoramos mais, a perfeição é uma utopia; Mas a busca da perfeição é o que nos torna sábios”!!!
eqUIPE CAIXOte