sábado, 7 de fevereiro de 2009

Escândalo Nacional, "Meteram a Mão na Verba da Merenda das Crianças"


Fonte: Folha de São Paulo

Estourou esquema gigantesco de desvio de verbas e licitações irregulares em várias prefeituras do Brasil adentro.

A empresa SP Alimentação sediada em São Paulo está envolvida em várias denúncias sobre fraude nas licitações. Em São Paulo a suposta fraude resultou num esquema de Duzentos milhões de reais.

O Ministério Público do Estado de São Paulo afirmou nesta última quinta-feira que há indícios de que a fraude na merenda escolar na rede municipal de ensino atinja ainda outras 20 cidades do Estado.
A afirmação é do promotor do Patrimônio Público e Social de São Paulo, Sílvio Antonio Marques, que investiga a denúncia de que ao menos dez empresas tenham fraudado a licitação feita pela Prefeitura de São Paulo em maio de 2007.

"Há claros indícios de superfaturamento e formação de cartel e há provas de que houve inexecução parcial dos contratos dessas empresas", afirmou Marques.

Segundo o promotor, uma testemunha afirmou ao Ministério Público ter conhecimento de que o esquema de fraudes atingia outros 13 municípios. "Mas nós obtivemos informações de que esse número chega a 20 cidades", disse.

Entre as cidades envolvidas no esquema, o promotor citou Mauá, Osasco, Ourinhos, Taubaté, Hortolândia, Itaquaquecetuba e Barueri.

Além da denúncia de fraude na licitação, a promotoria investiga ainda se houve formação de cartel, lavagem de dinheiro e corrupção de agentes públicos.

De acordo com o órgão, há informações ainda de que que uma empresa teria pago propina --na ordem de R$ 50 mil por dia-- a funcionários públicos, entre 2007 e outubro de 2008, quando vazou às empresas a informação sobre as investigações.

O Ministério Público afirmou que ainda não tem provas do suposto pagamento de propinas, nem as identidades dos funcionários que estariam recebendo a verba.

O promotor afirmou que irá enviar os documentos e provas das investigações às promotorias dos municípios para que os órgãos deem sequência às investigações.

Além da denúncia de fraudes, a promotoria afirma que existem "claras provas" de que as empresas estariam descumprindo normas básicas dos contratos com as prefeituras, servindo menos comida que o previsto e "maquiando" a merenda.

"Temos fotos que revelam que a comida utilizada era armazenada de forma errada. De que usavam frutas e comida estragada ou vencida", disse.

Por incrível que pareça o assunto também é pauta na Câmara de Vereadores de Londrina, onde o contrato desta empresa esta sendo questionado pela atual administração, pois chega a dez milhões de reais.

Saiba mais:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u499856.shtml

http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=12086

http://www.clickpb.com.br/artigo.php?id=20081223074936

http://www.clicrbs.com.brblog/jspdefault.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=&template=3948.dwt&section=Blogs&post=147546&blog=130&coldir=1&topo=3994.dwt

http://www.spalimentacao.com.br/

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3494588-EI5030,00.html

7 comentários:

André Oliveira | 7 de fevereiro de 2009 às 20:00  

Não sei o motivo, mais foi retirado a postagem, falei com o Dono do Blog e disse para que não remova as minhas postagens, caso contrário não escreverei mais neste blog.

O mesmo direito que todos os participantes tem de postar eu ainda acredito que também tenho.

Conforme a postagem de cima, se a carapuça serviu, vista!

André Oliveira | 7 de fevereiro de 2009 às 20:13  

Estão defendendo o Kassab?

Danilo D'castro | 7 de fevereiro de 2009 às 20:17  

Sei que nem sempre as opiniões serão consensuais, e entendo que todos tem os meios direitos de publicação...
Não vou me meter em debate de vocês, só retirei a postagem por conta de conversarmos a respeito do assunto... Já que você André faz questão de manter sa publicação ai esta. E vocês que se resolvam!!!

André Oliveira | 7 de fevereiro de 2009 às 20:19  

Faço questão porque é um assunto importante que deve ser debatido.

Não sou nem quero ser o "Cavaleiro da Justiça" mas o blog é um espaço DEMOCRÁTICO para o debate, eu desconheço este problema em Londrina, mas se querem investigar é um direito dos cidadãos.

Pergunto de novo, estão defendendo o Kassab? Porque?

Danilo D'castro | 8 de fevereiro de 2009 às 11:52  

Não é para mim que você tem que fazer essa pergunta!!!! né André?
Porque você bem sabe que este blog não defende interesses de partidos nem pessoas, principalmente politicos.
Não sei o motivo do stress de vocês mas é vocês que deveriam se entender!!! eu e o blog não temos nada haver com isso!!!!
Defender o Kassab...rsrsrs até parece!!!!

Anônimo | 9 de fevereiro de 2009 às 09:53  

Vocês dois falando mal,não concordando porque não reclamaram até dezembro de 2008,quando vocês estavam nomeados pelo Nedson,no nucleo de Participação Popular só agora,o Jacks tá bem de amigo.

André Oliveira | 10 de fevereiro de 2009 às 21:54  

Provem que houve alguma irregularidade em Londrina!

A empresa venceu a licitação, quem advinharia que aconteceria isso?

Já que há tanta gente com o Dom da advinhação, porque não adivinham os números da Mega Sena?

Deixem de ser hipocritas!

O Jacks é meu companheiro de partido e amigo, tenho certeza que não há nenhuma irregularidade na gestão Nedson.

Diferente da gestão "Tio Bilista".

Tu comentario será moderado la primera vez que lo hagas al igual que si incluyes enlaces. A partir de ahi no ser necesario si usas los mismos datos y mantienes la cordura. No se publicarán insultos, difamaciones o faltas de respeto hacia los lectores y comentaristas de este blog.

“O importante é que cada dia melhoramos mais, a perfeição é uma utopia; Mas a busca da perfeição é o que nos torna sábios”!!!
eqUIPE CAIXOte