segunda-feira, 8 de junho de 2009

ELEIÇÕES DE 2010 PAUTAM CONGRESSO ESTA SEMANA

Líderes na Câmara buscam consenso sobre mudanças nas regras para as disputas nas urnas no ano que vem. No Senado, governo e oposição antecipam campanha.

Por Daniela Lima do Congresso em Foco.

As eleições de 2010 dominam a pauta do Congresso. Na Câmara, os líderes buscam um consenso em torno das mudanças nas regras das disputas nas urnas no ano que vem. No Senado, a oposição pressiona o governo com a CPI da Petrobrás e, ao mesmo tempo, critica o provável uso do programa “Minha Casa Minha Vida” na corrida da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pela sucessão do presidente Lula.

Os líderes se reúnem na Câmara terça-feira (9) para definir o texto do projeto que prevê modificações no sistema de financiamento de campanha, as regras de propaganda e o uso da internet (leia mais). O deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) foi nomeado pelo presidente da Câmara para preparar um texto com contribuições de vários projetos para tentar obter o apoio dos líderes. Dino elaborou duas propostas para tentar facilitar a aprovação.

As mudanças estudadas pelos deputados têm o objetivo de dar mais poder ao Congresso no processo eleitoral, diminuindo a influência dos tribunais eleitorais. Entre as propostas estão a permissão de partidos para divulgar material de plano de governo fora do período de campanha, e a liberação das legendas para realizar encontros seminários ou congressos, pagos por elas mesmas, em ambientes fechados. Atualmente, a legislação eleitoral proíbe qualquer manifestação que aconteça antes do período eleitoral.

<<Leia mais>>

0 comentários:

Tu comentario será moderado la primera vez que lo hagas al igual que si incluyes enlaces. A partir de ahi no ser necesario si usas los mismos datos y mantienes la cordura. No se publicarán insultos, difamaciones o faltas de respeto hacia los lectores y comentaristas de este blog.

“O importante é que cada dia melhoramos mais, a perfeição é uma utopia; Mas a busca da perfeição é o que nos torna sábios”!!!
eqUIPE CAIXOte